quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Ciranda da Comunicação - CRB Nacional


Música - tema: ESCUTAI - Antonio Cardoso
https://www.youtube.com/watch?v=CphCfi_vGQc&t=189s







CIRANDA DA COMUNICAÇÃO 2022

Lives sobre o tema do Dia das Comunicações: 

ESCUTAI e 

os 12 desafios da Assembleia Eclesial




JANEIRO – Dia 24 - segunda-feira – 11h

ESCUTAR a Mensagem do Papa Francisco e promover um encontro pessoal com Jesus Cristo encarnado na realidade do continente (Desafio 11).

Mediadora: Edla Lula

(61)9991-5946

Convidado: Silvonei José, do Vatican News

+39 328 364 5762

Participação: Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, presidente da CRB

(61)8451-0248

Antonio Cardoso – compositor e intérprete da música-tema da Ciranda deste ano.

(14)98149-4492

 

FEVEREIRO – Dia 24 -  quinta-feira – 20h

ESCUTAR,  reconhecer e valorizar o papel dos jovens na comunidade eclesial e na sociedade como agentes de transformação (Desafio 1).

Mediação: Ir. Maristela Ganassini

(55)9727-0388

Convidada: Verônica Michele Gonçalves, secretária nacional da PJ

 (89)9414-3421


MARÇO – Dia 24 -  quinta-feira – 20h

ESCUTAR e Acompanhar as vítimas de injustiças sociais e eclesiais com processos de reconhecimento e reparação.(Desafio 2). Ouvir o grito dos pobres, excluídos e descartados. (Desafio 7)

Mediação: Edla Lula

(61)9991-5946

Convidado: Henrique Peregrino, comunidade da Trindade, em Salvador (BA), 15 anos da revista Aurora da Rua. Elias

(71)8829-4935

 

ABRIL – dia 24 – domingo – 20h

ESCUTAR e promover a participação ativa das mulheres em ministérios, órgãos governamentais, discernimento e tomada de decisões eclesiais. (Desafio 3)

Mediação: Edla Lula

(61)9991-5946

Convidadas:  GISA Maia

(71)9266-2702

 

MAIO

Participação na Semana da Comunicação da PASCOM

ESCUTAI as pessoas que vivem a sinodalidade, nas Igrejas

 

JUNHO – Dia 24 – Sexta-feira – 20h

ESCUTAI os leigos em espaços de transformação social, cultural, política e  eclesial

Mediação: Ir. Helena Corazza,fsp

(11)999232-5012

Convidado: Daniel Seidel – Comissão Brasileira de Justiça e Paz

 ..............................

 

AGOSTO – dia 24 – Quarta-feira – 20h

ESCUTAI  e Reformar os itinerários formativos dos seminários, incluindo temas como ecologia integral, povos nativos, inculturação e interculturalidade e pensamento social da Igreja. (Desafios, 8).

Mediação: Ir. Clotilde Azevedo, ap

(61)8122-1366

Convidado: Frei Tailer Douglas Ferreira, osa

(31)9397-2199

 

Pe. Diocesano

 

SETEMBRO – Dia 24 – Sábado – 20h

ESCUTAI Jesus Cristo encarnado na realidade do continente, nos pobres, excluídos, descartados, invisíveis.

Mediação: Bira, sj

(61)8117-2400

Maria Lúcia Fattorelli, CBJP, Brasília

(61) 8187-1477

marialuciafattorelli@gmail.com

contato@auditoriacidada.org.br 

E SITE: https://auditoriacidada.org.br

 

OUTUBRO – Dia 24 – segunda-feira – 20h

ESCUTAI a ecologia integral em nossas comunidades a partir dos quatro sonhos da Querida Amazônia; os povos nativos e afrodescendentes na defesa da vida, da terra e das culturas.

Mediação: Ir. Cristiane Melo, fsp

(11)99217-0716

Sugestão: Afonso Murad, fms

(31)9139-6273

 

NOVEMBRO – Dia 24 – quinta-feira – 20h

ESCUTAI as comunidades eclesiais sobre a conversão pastoral

Mediação: Alessandro Gomes (Signis Brasil) – São Romero, Patrono da Signis

presidencia@signis.com.br

(27)99644-8070

 

Convidado: Frei Luiz Carlos Susin

51 9974-2391

 

 

---------------------------

MEDIADORES/AS

Ir. Cristiane  Melo,fsp


 

 


Parceiros

Da CRB


SEPAC/Paulinas


UCB

SIGNIS BRASIL – Alessandro

FAPCOM/PAULUS

 

Músicas

Instrumental - https://open.spotify.com/track/07YXXdxAB2AAeXR9BTYAFu

 'ESCUTAI'

"Escutai!" é o tema da mensagem do Papa Francisco para o 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgado na quarta-feira (29/09).

Segundo a nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, "depois da mensagem de 2021, focalizada no  "ir e ver", em sua nova mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022, o Papa Francisco pede ao mundo da comunicação que reaprenda a ouvir".

"A pandemia afetou e feriu a todos e todos precisam ser ouvidos e consolados. Ouvir é fundamental para uma boa informação. A busca da verdade começa com a escuta. O mesmo acontece com o testemunho através dos meios de comunicação social. Todo diálogo, toda relação começa com a escuta. Por isso, para crescer, mesmo profissionalmente, como comunicadores, é preciso reaprender a ouvir muito."

"O próprio Jesus", ressalta ainda a nota, "nos pede que prestemos atenção em como ouvimos. Para ouvir realmente é preciso coragem, é preciso um coração livre e aberto, sem preconceitos".

"Neste tempo em que toda a Igreja é convidada a ouvir para aprender a ser uma Igreja sinodal, todos nós somos convidados a redescobrir a escuta como essencial para uma boa comunicação", conclui.

Fonte: Vatican News

 

Algumas anotações sobre "ESCUTAR E OUVIR"

Diferença entre ouvir e escutar

A pessoa  está ouvindo quando há pouca interação, e escutando quando está prestando atenção ao que é emitido, não só pelas palavras, mas também pela expressão facial, pelos gestos, pela entonação de voz, etc.

A popular expressão "entrou por um ouvido e saiu pelo outro" ilustra o ato de ouvir, quando a informação parece não ser capturada pelo receptor do som.

Já a expressão "fala que eu te escuto",  nome de um programa de rádio, mostra o sentido de escutar, em que um tem o poder da fala e o outro dá atenção ao que é dito como forma de alívio da angústia pela palavra.

A diferença entre ouvir e escutar na psicologia, consiste em além de ouvir, fazer a escuta analítica do que é falado pela outra pessoa.

A ação de escutar do psicoterapeuta passa pelo fato de não prestar demasiada atenção em um determinado ponto, e assim negligenciar outros, apenas os ouvindo. Trata-se de uma dedicação chamada de "atenção flutuante", escutando uniformemente o que o paciente diz, de forma a não selecionar apenas partes do discurso.

A teoria psicanalítica de Sigmund Freud parte do chamado “espaço da fala”, que coloca a palavra do paciente como lugar central do processo terapêutico. A partir disso, surge a escuta analítica, que é algo muito importante na psicologia  para que o profissional consiga captar o sentido do discurso do outro.

Significado de ouvir o outro

Ouvir o outro quer dizer que você está ouvindo o que essa pessoa está emitindo. Mas, quando se fala da capacidade de compreensão você está se referindo a habilidade de escutar o outro, o que quer dizer que você está atento ao que a outra pessoa está falando, o que ela diz, da maneira que diz, com que sentimentos e tudo mais. Você está compreendendo e interpretando o que ela fala e não só ouvindo.

Hoje, é raro encontrar pessoas que saibam escutar, isso porque as pessoas só pensam nelas mesmas e não estão nem ligando para opinião alheia. Mas, ainda existem pessoas que sabem escutar as outras, diferente das que só sabem ouvir, e outras que nem ouvir sabem.

Escutar uma pessoa é muito importante, mas atualmente quando vamos desabafar com uma pessoa, ela acha que estamos em uma competição de quem sofre mais e não nos escuta.

Por que depois de ouvir, quase que diariamente, a Palavra de Deus as pessoas não se convertem, não mudam de vida, não dão testemunho?

 

 

 

ESCUTA na Palavra

O Senhor se apresentou e o chamou como antes: «Samuel, Samuel». Então Samuel respondeu: «Fala, que o teu servo escuta».  (1Sm 3,10)

Quem escuta a sabedoria, julga com justiça, e quem lhe dá atenção viverá tranquilo. (Eclo 4,15)

Não critique antes de verificar; examine primeiro, para depois julgar. Não responda antes de escutar, e não interrompa a conversa.(Eclo 11,7-8)

A casa de Israel não escutará você, porque não quer escutar a mim, diz o Senhor. (Ez 3, 7).

Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para o escutar.  Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: «Esse homem acolhe pecadores, e come com eles!» (Lc 15,1-2)

 Se alguém não os receber bem, e não escutar a palavra de vocês, ao sair dessa casa e dessa cidade, sacudam a poeira dos pés. (Mt 10,14)

 Os profetas antigos chamavam a atenção deles, dizendo: «Assim diz  o Senhor dos exércitos: Convertam-se de seus caminhos e de suas más ações». Mas eles não escutaram, nem me deram atenção. (Zc 1,4)

«Que é que ele fez? Como foi que abriu seus olhos?»  Ele respondeu: «Eu já lhes disse, e vocês não me escutaram. (Jo 9,26-27)

«Falarei a este povo por meio de homens de outra língua e por meio de lábios estrangeiros, e mesmo assim eles não me escutarão, diz o Senhor.»  (1Cor 14,21)

A casa de Israel não escutará você, porque não quer escutar a mim. Eles têm a cabeça dura e o coração de pedra. (Ez 3,7)

Se você gosta de escutar, aprenderá;  (Eclo 6,33)

  Vou escutar o que diz o Senhor: «Deus anuncia a paz ao seu povo e seus fiéis, e aos que se convertem de coração» (Sl 85,9)

 

 Currículos

Maria Lucia Fattorelli - Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida desde 2000 <www.auditoriacidada.org.br>. Membro titular da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB. Graduada em Administração (UFMG) e Ciências Contábeis (FMS), especialização em Administração Tributária (FGV/EAESP), foi auditora-fiscal do Ministério da Fazenda, aposentada desde 2010. Atuou como membro da Comissão de Auditoria da Dívida do Equador criada pelo presidente Rafael Correa (2007/2008) e da Comissão de Auditoria da Dívida  da Grécia criada pelo Parlamento Helênico (2015). Assessorou a CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados do Brasil (2009/2010), e a CPI da PBH Ativos S/A da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que investigou o esquema da Securitização de Créditos Públicos (2017). Membro temporário do Expert Group da UNCTAD/ONU - Bruxelas (2009), New York (2011). Vários livros e artigos publicados no Brasil e exterior.

 

Fr. Tailer Douglas Ferreira, OSA é religioso agostiniano, possui graduação em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (2012) e graduação em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2017). Tem experiência no acompanhamento de pastorais e movimentos eclesiais e na animação bíblica da pastoral. Atualmente mora em Belo Horizonte/MG e trabalha como Promotor Vocacional e Mestre Pedagogo de Aspirantes e Pré-noviços da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil.

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

58º Dia Mundial das Comunicações Sociais - Inteligência artificial e sabedoria do coração

  freepik Francisco reflete sobre a evolução da inteligência artificial e como ela está mudando  radicalmente a informação e a comunicação, ...