UMA ORAÇÃO PARA SE REZAR PELAS COMUNICAÇÕES
O Ofertório da Comunicação, também conhecido por Ofertório Paulino, é uma oração composta pelo Bem-aventurado Tiago Alberione.
Três temas centrais a estruturam: a reparação e a intercessão, o sacrifício – oferta. De 1924, quando foi composta, até 1985, passou por cerca de 20 versões. Em cada versão, revela o conceito de comunicação da época. Inicialmente, a Imprensa, os modernos meios, sobretudo depois da participação do fundador no Concílio Vaticano II. Desde que a compôs, em 1924, Alberione desejava que os comunicadores a rezassem diariamente.
O Ofertório Paulino é uma oração muito querida e importante para Alberione e para nós, hoje. É um convite a aprofundar aspectos essenciais da nossa espiritualidade apostólica paulina, conversão pastoral, como a reparação, tornar conhecido Jesus Cristo Mestre, e a evangelização pela comunicação.
Alberione é propõe uma espiritualidade encarnada, uma Igreja "em saída".
1. Conversão Pastoral da
"Para onde caminha esta humanidade?" Perguntava-se Alberione, ao olhar para a sociedade que estava para entrar na era da comunicação. O Fundador da Família Paulina via a sociedade naufragando na in-comunicação. Os meios ameaçavam estar a serviço das aparências, do poder, do domínio econômico, numa palavra, a serviço de uma visão da vida claramente antievangélica.
Desde os inícios disseminavam-se erros e escândalos, distorções, massificação. Comunicadores e interlocutores distanciavam-se do amor do Pai, ignorando o magistério de Cristo e da Igreja. Por isso, para Alberione, o primeiro dever é reparar o erro e o escândalo, exercer a conversão pastoral. Pedir misericórdia por aqueles que são desviados. Pedir a conversão daqueles que, com os meios de comunicação, exercem uma influência negativa nas pessoas e na sociedade.
A experiência e a mística de Alberione, mesmo na linguagem e concepção teológica e comunicacional do seu tempo, gerou uma espiritualidade apostólica e uma conversão pastoral sensível ao seu tempo: "Vivei em contínua conversão", propôs Alberione.
2. Conhecer e tornar conhecido Jesus, o Mestre perfeito
Que conheçamos e tornemos conhecido Jesus, o Mestre perfeito, e que, por nosso intermédio, todos se encontrem com Jesus, com o seu ensinamento e a sua salvação. É o aspecto positivo da vocação paulina: viver e comunicar Jesus. É a continuação do mandato conferido aos apóstolos, aos evangelistas, a São Paulo: "Vão por todo mundo e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade" (Mc 16,15).
Acreditar, viver e anunciar que Cristo, Filho de Deus, é Mestre perfeito, o caminho único que conduz à verdade, isto é, ao conhecimento do Pai e à participação de sua vida. Transformar a história, tendo Cristo como centro, caminho, verdade e vida.
Pelo testemunho de vida e qualidade do anúncio, pautado pelos valores do evangelho, o apóstolo/a paulino/a pode transparecer, no anúncio da Boa Notícia, que somente Deus é Deus, acima de todos os ídolos fabricados pelo pensamento humano e pelas tecnologias, decorrentes das tendências do prestígio, do mercado e do consumismo.
3. A evangelização pela comunicação
O terceiro dever que decorre dessa oração paulina da comunicação é a ação através dos meios de comunicação. O Ofertório Paulino pede que os meios de comunicação façam ressoar a mensagem da salvação em todo o mundo. Para isso, pede-se ao Senhor vocações para esta missão, que sejam santas: produtores, técnicos, divulgadores que sejam apóstolos e apóstolas e transmitam a mensagem evangélica, em primeiro lugar com o testemunho.
"Apóstolo é aquele que leva Deus no coração e o irradia ao seu redor", diz Alberione. E diz mais: "O primeiro cuidado da Família Paulina é a santidade de vida, a segunda é a santidade da doutrina". Com o testemunho requer-se a criatividade das iniciativas para promover os valores humanos e cristãos
O apostolado paulino não visa apenas o progresso de cada pessoa, individualmente, mas, sobretudo, criar uma mentalidade nova na sociedade, o que quer dizer dar-lhe uma nova ressignificação centrada em Jesus Cristo integral, caminho, verdade e vida.
Rezemos:Ofertório da Comunicação ou Ofertório Paulino - Tiago Alberione
Senhor, eu vos ofereço, em união com todos os sacerdotes que hoje presidem a Santa Missa, Jesus Hóstia, e a mim mesmo/a, pequena vítima:
— Em reparação dos erros e escândalos que se difundem no mundo por meio dos instrumentos da comunicação social.
— Para invocar a vossa misericórdia sobre aqueles que, enganados e seduzidos por esses meios potentes, se afastam do vosso amor de Pai.
— Pela conversão daqueles que, no uso destes instrumentos, desconhecem o magistério de Cristo e da Igreja, desviando assim a mente, o coração e a atividade das pessoas.
— Para que todos nós possamos seguir unicamente aquele que vós, ó Pai, na imensidão do vosso amor, enviastes ao mundo proclamando: “Este é meu Filho Amado, escutai-o”.
— Para conhecer e comunicar que somente Jesus, Verbo encarnado, é o Mestre perfeito, Caminho seguro que conduz ao conhecimento do Pai e à participação de sua vida.
— Para que se multipliquem na Igreja os sacerdotes, os religiosos, as religiosas e os leigos, que, consagrados ao apostolado da comunicação social, façam ressoar, no mundo inteiro, a mensagem da salvação.
— Para que os escritores, técnicos e propagandistas sejam sábios e santos, e deem testemunho de autêntica vida cristã no âmbito da comunicação social.
— Para pedir que as iniciativas católicas, no setor da comunicação social, cresçam sempre mais em número e eficácia, de tal modo que, promovendo eficazmente os verdadeiros valores humanos e cristãos, possam contrapor-se a voz do erro e do mal.
— Para que todos nós, conhecendo a nossa ignorância e miséria, sintamos a necessidade de aproximar-nos, com humildade e confiança, da fonte da vida e nutrir-nos, ó Pai, da vossa Palavra e do Corpo de Cristo, invocando para todos os homens luz, amor e misericórdia.
Fonte: Livro de Orações - Família Paulina
Nenhum comentário:
Postar um comentário